A espiritualidade dos Cônegos Regulares Lateranenses

O título que carregamos nos revela e nos lembra da nossa própria espiritualidade:

Acima de tudo, somos Cônegos , isto é, sacerdotes a serviço de uma Diocese – do seu Bispo e dos seus fiéis. Especificamente, isto se traduz em servir paróquias; ao mesmo tempo, queremos que as nossas canônicas, sejam também lugares de encontro e renovação a nível diocesano.

O facto de a nossa Congregação, em diversas ocasiões, ter servido a Catedral do Papa – a Basílica de São João de Latrão em Roma – liga-nos de modo muito especial à Igreja e aos sucessores dos Apóstolos!

Mas também somos Regulares , isto é, sacerdotes de vida comum, vivendo sob uma regra – a de Santo Agostinho, Bispo de Hipona (345-453) – e Constituições Comuns. Fortalecidos pelo exemplo dos primeiros cristãos, reunidos com Maria, a Mãe do Salvador, e os Apóstolos, «que tinham tudo em comum» (At 4,32) e «que assistiam assiduamente à oração e à fração do pão» ( Atos 2,42) vivemos segundo o lema: “unidade na caridade”. A nossa vida comum tem uma forte dimensão comunitária, especialmente a nível litúrgico com o ofício solene em comunidade.

Os Cânones Regulares : Ativos e contemplativos, orientados para Deus e para o mundo; um ideal antigo e atual de vida cristã e sacerdotal.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Compartilhar
    Compartilhar